Endiama concede 31 títulos a empresas de exploração mineira

Trinta e um títulos de exploração mineira foram cedidos a empresas semi-industriais, sexta-feira na Lunda Norte, para voltarem a exercer a actividade, após estarem suspensas no processo da operação transparência, iniciada em Setembro de 2018, pela Endiama.

Estavam previstos 41 títulos, porém por não concluírem alguns procedimentos exigidos, dez sociedades receberão dentro de 15 dias, em Luanda, depois de cumprirem com todos requisitos.
O director nacional dos recursos minerais, André Buta Neto, apelou aos responsáveis das empresas a serem rigorosos nas medidas de segurança, nas áreas de exploração, evitando a entrada de estrangeiros nos locais.
 Alertou que se forem encontrados estrangeiros nas suas zonas de exploração, lhes serão retirados os títulos, recomendado que o recrutamento da mão-de-obra deve privilegiar os jovens das comunidades vizinhas.
Por seu turno, a vice-governadora para o sector Social, Politico e Económico da Lunda Norte, Deolinda Vilarinho, considerou um acto oportuno, uma vez que vai contribuir significativamente na diminuição do índice de desemprego na região.
Em todo o país foram licenciadas 241 empresas e realizadas 75 concessões a igual número de Sociedades Mineiras.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

País conta portal para recolha de dados do BI

A LENDA DO MUKANDA | Essa lenda conta como aconteceu a primeira Mukanda

Saiba mais sobre a etnia Cokwe.