Caritas de Angola assiste portadores de VIH/Sida no Saurimo

Nove famílias portadoras do VIH/Sida, das 20 controladas pela representação da Caritas na Lunda Sul, beneficiam este mês de micro-crédito, com o intuito de criarem os seus próprios negócios e melhorar a qualidade de vida
 A assistência enquadra-se no projecto “Porta para a Vida”, iniciado em 2018 e é financiado pela Cárita dos Estados Unidos de América (EUA), tendo já beneficiado 11 famílias.

Em declarações à Angop, a propósito dos projectos que a organização tem na província, o coordenador da Caritas, João Morais, afirmou que as famílias beneficiaram de 60 mil Kwanzas, a serem reembolsados num período de seis meses.

Fez saber que o projecto conta com ajuda de 25 voluntários pertencentes à Igreja Católica, que realizam visitas domiciliares às famílias  com VIH/Sida, prestando apoio psicológico.

Explicou que, visando o êxito dos trabalhos, chega à província, esta semana, a consultora do projecto que irá formar os voluntários sobre a forma como devem realizar as visitas, técnicas de diálogo, deontologia e ética diante das famílias portadoras do VIH/Sida.

Serão, igualmente, revistos os documentos dos primeiros beneficiários do micro-crédito, por incumprimento do prazo de reembolso, assim como a apresentação dos novos critérios de cedência dos valores.

João Morais disse que a cedência de micro-créditos tem contribuído para a melhoria da dieta alimentar de muitas famílias que padecem da doença e passam inúmeras vicissitudes, permitindo-as, também, desenvolver outros projectos sociais, sem depender de parentes.

A Caritas de Angola é uma federação de entidades de acção caritativa e social da Igreja Católica em Angola. É um organismo da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e membro da Caritas Internacionalis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

País conta portal para recolha de dados do BI

A LENDA DO MUKANDA | Essa lenda conta como aconteceu a primeira Mukanda

Saiba mais sobre a etnia Cokwe.