LUNDA SUL: EFECTIVOS DO MININT INFORMADOS SOBRE A DOENÇA DO SARAMPO.
Cerca de Duzentos Cinquenta efectivos do Ministério do Interior na Província, foram hoje,17 / 05, esclarecidos sobre os sinais e sintomas da doença do Sarampo.
As informações dadas pela Dra.Joana Manuela Admira, Supervisora Nacional do Programa de Vacinação, visou informar os presentes para que estes se tornem activistas Comunitários no quadro do combate ao surto do Sarampo que assola ainda com preocupação as crianças do Município de Saurimo, com maior incidência.
O virus do Sarampo, pode levar à morte caso a vítima não seja tratada rapidamente é transmitido com muita facilidade.
O enconto entre os especialistas da saúde e os efectivos de diversos órgãos do MININT, teve lugar no pátio do Comando Provincial dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros.
Os efectivos devem a partir de agora mobilizar familias e não só, a levarem as Crianças à vacina e caso estejam doentes ao hospital.
Recordar que ainda muitas Famílias estão a levar as crianças para serem tratadas nos curandeiros, só depois de piorar o quadro clinico com anemia grave e dificuldade respiratória aguda é que levam ao hospital, muitas vezes, essas crianças acabam por morrer, pelo facto do seu organismo não responder mais aos medicamentos que lhes são administrados.
Apesar da diminuição de número de casos e de óbitos a situação ainda é preocupante.

Comentários
Enviar um comentário
Diz oque pensa sobre isto: