Lunda Sul regista diminuição de casos de VIH/Sida

Oitocentos e oito casos positivos de VIH/Sida foram notificados de Janeiro a presente data, uma redução de mil 628 casos em relação ao período homólogo de 2018, informou hoje, sexta-feira, o chefe do departamento provincial da saúde pública e controlo de grandes endemias, Domingos Tchiculo. 

 

Deste número, nove pessoas morreram (-22 mortes), num universo de nove mil 670 pessoas testadas.
Em declarações à Angop, o responsável frisou que a redução é resultado da intensificação das campanhas de sensibilização nas escolas, mercados, igrejas e em pontos de maior concentração populacional.
Actualmente estão em tratamento com anti-retrovirais e a ser acompanhadas pelo Hospital Geral da Lunda Sul 541 pessoas.
Por outro lado, a diretora do Hospital Municipal de Saurimo,  Zila Santana, disse que a unidade hospitalar registou, no mesmo período, 725 casos de sarna, que resultaram em 16 óbitos, contrariamente ao ano transacto, sem registos da pandemia.
Aconselhou os habitantes a continuarem a observar as medidas de higiene pessoal e colectiva, para se evitar a propagação desta doença nos bairros.
Zila Santana solicitou, ao governo, mais médicos e técnicos de saúde para dar resposta à demanda.
Na época chuvosa a referida unidade sanitária tem registado elevados casos de malária, sarampo, diarreias, doenças respiratórias agudas, febre tifóide e hipertensão arterial.
Com 70 camas, o Hospital Municipal de Saurimo conta com 78 técnicos de saúde e seis médicos, e presta serviços de maternidade, banco de urgência, análises clínicas, além de realizar pequenas cirurgias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

País conta portal para recolha de dados do BI

Saiba mais sobre a etnia Cokwe.

COMPLEXO ESCOLAR DELEGADO EUSÉBIO NELSON, Com quase 3 anos de existência está instituição encotra-se em péssimas condições.