Lunda Sul regista diminuição de casos de VIH/Sida

Oitocentos e oito casos positivos de VIH/Sida foram notificados de Janeiro a presente data, uma redução de mil 628 casos em relação ao período homólogo de 2018, informou hoje, sexta-feira, o chefe do departamento provincial da saúde pública e controlo de grandes endemias, Domingos Tchiculo. 

 

Deste número, nove pessoas morreram (-22 mortes), num universo de nove mil 670 pessoas testadas.
Em declarações à Angop, o responsável frisou que a redução é resultado da intensificação das campanhas de sensibilização nas escolas, mercados, igrejas e em pontos de maior concentração populacional.
Actualmente estão em tratamento com anti-retrovirais e a ser acompanhadas pelo Hospital Geral da Lunda Sul 541 pessoas.
Por outro lado, a diretora do Hospital Municipal de Saurimo,  Zila Santana, disse que a unidade hospitalar registou, no mesmo período, 725 casos de sarna, que resultaram em 16 óbitos, contrariamente ao ano transacto, sem registos da pandemia.
Aconselhou os habitantes a continuarem a observar as medidas de higiene pessoal e colectiva, para se evitar a propagação desta doença nos bairros.
Zila Santana solicitou, ao governo, mais médicos e técnicos de saúde para dar resposta à demanda.
Na época chuvosa a referida unidade sanitária tem registado elevados casos de malária, sarampo, diarreias, doenças respiratórias agudas, febre tifóide e hipertensão arterial.
Com 70 camas, o Hospital Municipal de Saurimo conta com 78 técnicos de saúde e seis médicos, e presta serviços de maternidade, banco de urgência, análises clínicas, além de realizar pequenas cirurgias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

País conta portal para recolha de dados do BI

A LENDA DO MUKANDA | Essa lenda conta como aconteceu a primeira Mukanda

Saiba mais sobre a etnia Cokwe.