Bispo do Luena aponta factores prejudiciais ao desenvolvimento

Fonte: @angop
Luena - O desrespeito aos valores éticos, espirituais e intelectuais, aliado à excessiva apetência pelos bens materiais, que a sociedade angolana regista são alguns factores prejudiciais para o desenvolvimento do país, afirmou nesta quinta-feira o Bispo da Diocese do Luena, Dom Tirso Jesus Blanco.

Moxico : Bispo da Diocese do luena, Dom Jesus Tirso Blanco
Em declarações à Angop, por ocasião do Dia da Paz e Reconciliação Nacional que hoje se assinala, o prelado católico referiu que as pessoas que se consideraram donas do erário público causaram a actual crise que o país enfrenta.
Relativamente à província do Moxico, Dom Tirso Jesus Blanco sublinhou o facto de não ter as mínimas vias de comunicação que precisa, tendo, por outro lado, questionado como é possível um professor do ensino de base se instalar numa comuna sem condições de vida, citando o caso do Alto Zambeze.
Ainda no quadro das vias de comunicações, disse ser difícil ver, fundamentalmente no período das chuvas, a população do Moxico ter que passar pela província vizinha da Lunda Sul para chegar a Cazombo, sede municipal do Alto Zambeze (Moxico).
Para o Bispo, esses constrangimentos podem potenciar o analfabetismo e alargar o número de crianças fora do sistema de ensino nos municípios do interior da província.
Dom Tirso Jesus Blanco questionou os dados que colocam a província do Moxico com o número de 750 mil habitantes. Entende que a região tem mais.
Afirmou esse dado pode influenciar a eficácia dos projectos dirigidos para a província.
Sugeriu que os problemas sociais sejam abordados com frontalidade e transparência.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

País conta portal para recolha de dados do BI

A LENDA DO MUKANDA | Essa lenda conta como aconteceu a primeira Mukanda

Saiba mais sobre a etnia Cokwe.