ORIGEM E ASPECTO SOCIAL DO MUKANDA


Várias investigações foram feitas sobre o Mukaanda nessas paragens, agora escrevemos e colocarmos tudo no único objectivo para que as pessoas tenham uma ideia verdadeira do Mukaanda. O termo Mukaanda, é semelhante das outras escolas do mundo, estruturada para a formação do homem sem trauma, atribuindo o poder, liderança e sabedoria ao homem. É uma escola fundamental e de relevo importância para o povo Lunda-Cokwe como princípio da sua civilização na inserção social, a inclusão a actividades específicos dos homens dentro da comunidade.
            As escolas modernas têm particularidades baseadas apenas para ensinar o homem a ciência sem moderado acompanhamento múltiplo da comunidade, dos pais, ilombola ou ikholokholo que são padrinhos ou madrinhas desde aos primeiros dias a lidarem com princípios da integração social. Tudo começa no Cota, casa primária da educação, onde a comunidade começa a instrução sociocultural de jovens para que tenham liderança de encarar o mundo como seu habitar. Mukaanda não como as escolas modernas com particularidades das civilizações. Os hábitos e costumes são valores primitivos da escola Mukaanda. A sabedoria é a universidade prática das habilidades de agir de uma forma acertada são elementos fundamentais deste ensino no Mukaanda.
1.1.1 ORIGEM DO MUKANDA
         Diversos mitos sustentam que o Mukanda teve como origem através do safana Ndenda Lunga Walianguele Muene.
            Aqui vamos nós espelhar a origem do Mukaanda e como isso passou a tornar como acto obrigatório para o povo Cokwe-Lunda.
            Sem sobra de dúvidas quando O criador fez o homem lhe atribuiu a sabedoria e pensamentos de reflectir as diversas coisas a sua volta. Analisemos um conceito muito pertinente nas nossas vidas, se um pai tiver três filhos, dentre eles, cada um têm o seu dom. Agora vamos entretanto passar coisa por coisa sobre o Mukaanda.
            Mualukessa, Salusseke e Samukishi Kafumbata estes são patriarca que receberam esta sabedoria e ciência direita para fundarem as normas do Mukaanda como escola da civilização da época.
            Falar do conceito do Mukaanda estamos a falar da escola religiosa que transporta valores indispensáveis culturais do homem Cokwe perante as diversas comunidades e sociedades onde está inserido da sua existência no conceito social, intelectual na transmissão de conhecimentos.
            Mukaanda é uma escola em rica cultura da irmandade, amor, justiça e paz. É donde o Kacokwe Lunda aprende elementos múltiplos em profissionalismo para a integração social na comunidade sem trauma segundo os seus factores ensinados pelos seus patriarcas, Mualukessa, Salusseke e Samukishi Kafumbata.
            O Thumba Kalunga conta nos que o safana Ndenda é simplesmente um mito. Perguntou ele numa conversa que mantivemos. Se na realidade isso houve como vos contam que safana Ndenda foi o primeiro homem por ele próprio circuncidou-se, de quem pertencia os akishi, ou Dikishi em Luvale, Ngoma para tocarem o Musaso2? Perguntou.
            Estas duas figuras da Autoridade Cokwe e conhecedores da real história do povo Lunda-Cokwe, Thumba Kalunga e Muakanhika nos contaram que o Mukaanda é o «Lukhata3» atribuído pelo seu criador Zambi Sakatanga, o criador do universo. Ciência revelada misteriosamente revelação que coube apenas ao Kandanji Salusseke a quem foi atribuída toda autoridade de realizar cerimónias de Mukaanda e a sua preservação.
            Começa assim umanova era para o povo Cokwe a valorizar agora o Mukaandaé como uma escola, poder e principio da civilização do povo Cokwe.
            O povo Cokwe ou simplesmente Tucokwe conhecidos como Quicos pelos portugueses, são povos de origem Banto. A localização exacta das raízesdesses povo, é a região do grande império Lunda, em 1885 ficou em pedaços quando a divisão administrativa de África. Uma parte ficou com a República do Congo Democrático, «Ex-Zaire», Zâmbia e Angola. Este povo venera Mukaanda como entidade religiosa e educacional. O nome Mukaanda quer não revelar segredos sagrados ao circunciso, o cilima ou mesmo a mulher.
            Segundo Thumba Kalunga, ancião da autoridade Cokwe de 95 anos de idade, contou nos que vivia na aldeia o Kandanji Salusseke foi homem honrado na comunidade por ter descoberto esta ciência como Nganga Mukaanda até aos nossos dias foi a escola da época. No Mukaanda há uma área proibida aos mancebos observar. Está área é controlada apenas pelo ikholokholo onde podemos observar a mitologia de Safana-Ndenda. Na mitologia Cokwe o Safana-Ndenda reside neste local proibido posteriormente da casota de palha dos thundanji, chamado filo, ou hafilo.
            Podemos dividir o Mukaanda em três partes, a saber: 1-Centro que forma o homem a aprender a profissão. 2-princípio da civilização. 3-religião.
Safana-Ndenda1-mito do Mukaanda considerado como pontífice. Kandanji Salusseke2- Autor do Mukaanda. Zambi Kalunga ou Sakantanga3-Deus eterno ou Criador. Hamba4-Espírito Sagrado do povo Lunda-Cokwe. Zemba5-religião Cokwe.
             
            No entanto, a história do Mukaanda nos refere muito do mito de Safana Ndenda, entretanto, esse Safana foi Salusseke Sanama Kapaza, na altura Mukanda pertencia as mulheres....

Fonte: O povo Cokwe
Por: Jorge Tomás

Comentários

Mensagens populares deste blogue

País conta portal para recolha de dados do BI

COMPLEXO ESCOLAR DELEGADO EUSÉBIO NELSON, Com quase 3 anos de existência está instituição encotra-se em péssimas condições.

Massificação do desporto na lunda norte