Lunda Sul ganha duas brigadas de mecanização agrícola

Em declarações à imprensa, o responsável informou que o surgimento das referidas brigadas visa  reduzir o trabalho esforçado com a enxada na preparação da terra.
Nelson Senguitale disse que o sector está a manter contactos permanentes com os produtores, para orientá-los a organizarem-se em associações ou cooperativas agrícolas, para facilitar os apoios técnicos e das brigadas de mecanização.
Das visitas efectuadas em vários campos de produção, os agricultores manifestaram a falta de conhecimentos técnicos nos domínios da preparação da terra e do cultivo de algumas culturas, o que tem condicionado o aumento da produção nesta região.

Por este facto, o gabinete provincial da Agricultura vai envidar esforços no sentido de regularmente prestar apoio técnico gratuito aos camponeses.
A agricultura é uma das maiores oportunidades de negócio ou de empreendedorismo que a província da Lunda Sul dispõe, quer na área de produção como na comercialização dos produtos.

Informou que um dos principais problemas no sector a nível da província prende-se com o escoamento dos produtos, por falta de meios de transportes e do mau estado das vias de acesso, tendo lançado um desafio aos homens de negócio na região, no sentido de apostarem no sector, sobretudo na transportação do excedente, do campo para os principais mercados.

A província conta com 416 associações de camponeses e 48 cooperativas agropecuárias, enquanto a agricultura familiar envolve 115 mil e 512 famílias camponesas, que produzem cerca de 70 por cento dos bens alimentares locais consumidos pelos cidadãos.

Fonte: Angop

Comentários

Mensagens populares deste blogue

País conta portal para recolha de dados do BI

A LENDA DO MUKANDA | Essa lenda conta como aconteceu a primeira Mukanda

Saiba mais sobre a etnia Cokwe.